Prado no sul da Bahia é a cidade com maior infraestrutura hoteleira e gastronômica da Costa das Baleias, Prado tem praias emolduradas por coqueirais, areias finas, falésias coloridas e riachos.
Bem num cantinho de terra, no sul da Bahia, reside um pedacinho do paraíso em solo brasileiro. Foi aqui em Prado que em 1500 os portugueses avistaram o Brasil pela primeira vez na praia da Barra do Cahy.
São 84 quilômetros de praias com recantos para todos os gostos – alguns semidesertos, como Quati e Tororão; e outros agitadíssimos quando chega o verão, leia-se praias da Paixão, Novo Prado e Praia do Centro de Prado, repletas de barracas e quiosques.
Os passeios de barco são famosos na região e conduzem a cenários variados: dos corais em alto-mar, perfeitos para a prática do mergulho; aos manguezais repletos de flora e fauna nativas.
Entre os meses de Julho e Novembro, encarar uma embarcação é atividade obrigatória para quem está na área da Costa das Baleias. No período, baleias jubarte visitam a região e capricham nas acrobacias. Emoção garantida!
Já em terra firme, o centro da cidade surpreende com um preservado casario do século 19 em meio a ruas de paralelepípedo.
São dezenas de casinhas geminadas coloridas, que abrigam residências e, no caso do Beco das Garrafas, os melhores restaurantes de frutos do mar da região – a gastronomia, aliás, é um dos pontos fortes de Prado.
No final do dia, mesas e cadeiras ocupam as calçadas à espera do movimento. A cidade ainda mantém o aspecto interiorano de calmaria e tranquilidade que atrai os visitantes para relaxar e curtir as férias com a família com paz e em contato com a natureza.
As belezas das praias e da natureza ainda virgem encantaram os viajantes que se estabeleceram e deram origem à história do nosso país. De lá para cá, Prado cresceu e se tornou um dos maiores polos turísticos do estado.