Passarinhar, observação de pássaros e aves, hospedados na Pousada Casa de Maria, em Prado, na Bahia.
Todas as vezes em que me programo para viajar para Prado, na Bahia, penso não apenas que poderei curtir as belezas naturais dadas pelas belas praias, mas também na oportunidade de fazer o que eu adoro desde pequena, observar as aves, também conhecido como passarinhar.
Deve ser a quarta vez em que me hospedo na Pousada Casa de Maria e todas as vezes me surpreendo, levando na bagagem novas experiências que me estimulam a voltar.
Seja a pé, em volta da pousada ou de carro por curtas distâncias, é possível praticar este hobby de observação de aves.
Uma das experiências que compartilho é aproveitar a existência de alguns resquícios de mata atlântica, algumas áreas de mangue e lagoas nas proximidades da cidade.
Com a ajuda da proprietária da pousada, a Nildinha, consegui fazer um passeio por cerca de duas horas, numa canoa, para observar algumas aves que vivem do mangue.
Num pequeno trajeto pelo manguezal do Rio Jucuruçu consegui registrar novas espécies de aves, dentre elas o figuinha do mangue (Conirostrum bicolor), a garça-azul (Egretta caerulea) e o savacu de coroa (Nyctanassa violacea).
Foi possível avistar também o martim pescador do pequeno (Chloroceryle americana), martim pescador grande (Megaceryle torquata), fragata ou tesourão (Fregata magnificens), beijaflor de barriga branca (Amazilia leucogaster), garça branca grande (Ardea alba) e a garça branca pequena (Egretta thula).
Desembarcamos num antigo resort, na ilha da alegria onde foi possível caminhar um pouco pela praia e acessar umas pequenas lagoas, sendo possível o registro de outra ave interessante, o caminheiro zumbidor (Anthus lutescens), combinando seus vôos altos com o seu canto.
Outra opção é se deslocar por cerca de 5 Km da pousada, até a Praia do Farol, que localiza-se no litoral norte de Prado.
No trajeto foi possível avistamento de algumas espécies como o aracuã de barriga branca (Ortalis araucuan), o tuim (Forpus xanthopterygius), curica (Amazona amazonica), periquito rei (Eupsittula aurea), carrapateiro (Milvago chimachima), além de sabiás e sanhaçus.
Mais adiante na mesma estrada que passa por lindas falésias, sentido Prado para Cumuruxatiba, cerca de 3 Km da Praia do Farol, num pedaço de rio, logo depois da Praia das Amendoeiras foi possível avistar o mergulhão caçador (Podilymbus podiceps).
Outro ponto que visitei foi a Praia de Guaratiba, onde há condomínios, mas a praia é aberta para visitação. Nas lagoas do condomínio, pela praia, pude registrar o jaçanã (Jacana jacana), um bando de garibaldis (Chrysomus ruficapillus), o tempera viola (Saltator maximus), além de outras aves mais comuns.
Quem passar alguns dias na cidade de Prado, poderá levar na bagagem esta experiência da atividade da passarinhada, com o plus do atendimento sempre profissional na pousada.
Autor: Clênia Farias, esteve na pousada Casa de Maria em Julho 2020.